Paróquia Nossa Senhora das Dores - Nova Odessa, SP

Rua Duque de Caxias, 200, 13380-007 - Nova Odessa, SP

(19) 3466-1513

Comunidade Santo Amaro

Comunidade Santo Amaro

Todo domingo Missa as 09h30

Caso queira mais informações da comunidade ligar no fone (19)3466-1513(secretaria paroquial)

 

A catequese da Comunidade Santo Amaro.

Inicialmente os registros das catequeses nos remetem em meados dos anos 70, época de muitas dificuldades e perseverança. Dificuldades superadas com afinco e dedicação das nossas catequistas e dos padres que nos assistiam à época, em especial o saudoso Padre Aurélio.

Na década de 1980, já com local mais apropriado reuníamos na pequena Capela que foi o marco inicial da Igreja que  hoje temos. Dada a quantidade de crianças ainda era preciso improvisar alguns locais que eram em umas salas, ou no próprio salão que também iniciava a construção.

Com a demanda e crescimento da Comunidade, já nos  anos 90, não era possível atender a todas crianças da catequese e adolescentes crismando, sendo necessário o auxilio do poder público que graciosamente cedeu espaço  na Escola Profª Dorti Zambello  Calil, onde podíamos atender a nossa Comunidade que na época abrangia os bairros Jardim Santa Rosa, Jardim Eden e Bela Vista.

Padre Victor Facchin era o pároco da época e fazia questão da participação dos catequizandos, e crismandos, celebrando missas especiais a cada dois meses. Contudo religiosamente aos sábados, durante os encontros, Padre Victor estava presente para direcionar as palavras, ensinamentos e até falar individualmente com aqueles que precisavam.

Com o crescimento da cidade e a necessidade de ter acesso mais fácil e rápido para atender a população católica, por iniciativa do Padre Victor foram edificadas as Comunidades Santa Madalena de Canossa e Santa Rosa de Lima, com isso os bairros Jardim do Edem e Santa Rosa, iniciaram suas catequeses e crismas, de tal forma possibilitou o retorno dos encontros da catequese para a Comunidade Santo Amaro.

Em 2002, com a chegada de Padre Renato Marchioro, iniciamos novas obras na Comunidade, tendo como marco inicial a construção dos sanitários e acabamento com colocação de pedras nos pilares e pintura na parte interna  da igreja.

Em meados de 2004, a antiga Capela foi transformada em cozinha, além de ampliar o espaço, foi construída uma dispensa, áreas para churrascos e bebidas, além da ampliação do salão social.

Contudo, sem se esquecer das atividades religiosas dando ênfase aos preparativos para a procissão de Corpus Christi, belo trabalho desenvolvido pelas crianças e jovens da comunidade.  Trabalho incansável que começava 30 dias antes, com a busca da serragem, a qual passava por processo de tingimento, secagem, ensacamento e no dia, logo cedinho, por volta das 3 horas, todos se dirigiam até o ginásio de esportes do Jardim Santa Rosa, onde os desenhos se transformavam em verdadeiras obras de artes:

Ainda em 2004 foi feito uma campanha para colocação do forro na igreja, pois a cobertura de telhas galvanizadas tornavam o ambiente ainda mais quente nos dias de calor, e quando chovia o barulho atrapalhava a celebração, a comunidade se união e com muita colaboração dos fiéis, começaram as doações feitas em 10 parcelas, através de carnês, o resultado foi surpreendente.

Foi feito todo o forro com uma cruz em relevo destacando as iluminações que representam os pregos que colocados nas mãos e pés de Jesus. Ao centro um coração representando o amor de Cristo que morreu pela humanidade, com destaque a uma parte que representa a comunidade.

 

A obra abrangia também uma sanca em destacando a iluminação da igreja, onde foram necessários nova iluminação.

E trocado toda parte elétrica da igreja e salão, com novas caixas de energia, iluminação no Altar, Cruz e no corredor central um coração iluminado e todo sistema de som da igreja

Em 2005 foi construído salas para locação e uma delas foi feita uma livraria para a Comunidade, que se chamava Livraria Canossa e as salas foram homenageadas como Padre Giordano.

Também em meados de 2005, foi colocado piso de granito na Igreja, que foi uma doação (pisos) de um casal que esteve em uma missa na Comunidade. Ele um americano, casado com uma brasileira e vivem na Flórida/Estados Unidos.

Participou da missa, gostou muito, voltou para seu país e disse que sentiu que deveria colaborar com o piso da Comunidade e falou para sua cunhada aqui do Brasil, que era participante da Comunidade , a mesma falou com a sua comadre Cleuza, a Cleuzinha e diante desta iniciativa fizemos cotação e após escolha esta família enviou o dinheiro para o pagamento dos pisos.

Em 2006 fizemos uma pintura na igreja e as crianças da catequese tiveram sua  participação num concurso que realizamos na catequese: “vamos pintar nossa igreja”, a aceitação foi maravilhosa e muitos desenhos apareceram com as cores que as crianças gostariam de ver a igreja e após uma comissão julgadora ganhou ….abaixo.

Houve uma reforma na igreja, colocando no lado duas capelinhas uma para o Padroeiro Santo Amaro e uma para Nossa Senhora das Dores.

Também obras de pintura nas capelinhas da lateral do altar (São Bento e do outro lado Jesus Cristo) feitas pelo artista Tenório.

Inclusive banheiro para deficientes.

Em 2007 foram construídas mais 2 salas de catequese e sala para os vicentinos.

2010 foi colocado piso, calhas e rufos  em todas as  salas da catequese e também nas salas      de locação foi feito reformas nas calhas e rufos.

2011 foi feita nova pintura na Igreja e salão e também colocação de uma Cruz em cima da igreja.

2012 com o pároco Padre Alcindo construímos a capela do Santíssimo, com vitrais e também uma nova sala lateral da igreja onde passou a ser a nova Livraria Canossa, mais conhecida como livraria do Santo Amaro. Os bancos da capela do Santíssimo foram  doados.

2013 foi colocado piso em frente e nas laterais da igreja e os corrimãos.

2014 foi feita toda cobertura entre a igreja e o salão e reforma de todo piso e reforma da sala onde ficava a livraria que hoje passou a ser sala do padre e ministros, também foi retirado do altar do púlpito do comentarista e colocado no lugar a pia batismal.

2015 fizemos nova pintura na igreja e nas grades em torno da igreja e também reforma das salas dentro da igreja, com colocação de piso e reforma do banheiro do padre, sala do som e sala dos coroinhas, também foi feito a nova cadeira/trono do padre e base para a cadeira, toda de granito.

2016 foi colocado sistema de câmeras e cerca elétrica em toda área da Comunidade e também foi feito novo portão de entrada do salão de festas, foi feito também novos púlpitos de madeira para o comentarista, canto e colocação de pedestais de madeira para velas ao lado da mesa do altar e as arandelas de vidro para velas, os bancos.

Em fevereiro de 2017 foi feito a recuperação e pinturas dos bancos da igreja .

Março de 2017 foi trocado todas as lâmpadas e recuperação das instalações do salão de festas.

Junho de 2017 foi trocado todo piso em frente das salas de locação.

X