Paróquia Nossa Senhora das Dores - Nova Odessa, SP

Rua Duque de Caxias, 200, 13380-007 - Nova Odessa, SP

(19) 3466-1513

A Paróquia

PRIMÓRDIOS DA PARÓQUIA N.SRA.DAS DORES, DE NOVA ODESSA.

 PE.AURELIO VASCONCELOS DE ALMEIDA
1º/07/ 1951 A  1º/07/1979 ( VIGÁRIO DE NOVA ODESSA ).

A PARÓQUIA N.SRA.DAS DORES FOI CRIADA EM 1948 PELO BISPO D.PAULO DE TARSO CAMPOS, DA DIOCESE DE CAMPINAS. A CIDADE ERA MUITO PEQUENA AINDA, SERVIDA PELA ESTRADA DE FERRO E COM VÁRIOS HORÁRIOS DE TREM, SEM ESTRADAS ASFALTADAS. OS DEVOTOS CATÓLICOS ERGUERAM, COM MUITO SACRIFÍCIO E RESPONSABILIDADE, UMA CAPELA DEDICADA A N.SRA.DAS DORES E UMA CASA PAROQUIAL NO AMPLO TERRENO DE MAIS DE 11.000 METROS QUADRADOS. O BISPO DIOCESANO CONTAVA COM POUCOS PADRES PARA ATENDER VÁRIAS CIDADES AO REDOR DE CAMPINAS. A CIDADE TINHA PADRES AVULSOS QUE VINHAM, A CADA QUINZE DIAS, CELEBRAR MISSAS, FAZER BATIZADOS E CASAMENTOS.

UM DIA, D. PAULO CONVIDOU PE. AURELIO VASCONCELOS DE ALMEIDA, QUE ERA FUNCIONÁRIO PÚBLICO FEDERAL, CONCURSADO DO ENTÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, RESIDENTE EM CAMPINAS, SEDE DA DELEGACIA DO MEC, PARA ASSUMIR A PARÓQUIA RECÉM-CRIADA DE NOVA ODESSA, VISTO QUE, COM SEUS VENCIMENTOS FEDERAIS, PODERIA ATENDER, DEFINITIVAMENTE, A POPULAÇÃO CATÓLICA DESSA CIDADE DE FORMA CONTÍNUA E PRESENCIAL.

  1. AURELIO FOI EMPOSSADO COMO VIGÁRIO DE NOVA ODESSA EM 1º DE JULHO DE 1951, PASSANDO A RESIDIR NA CASA PAROQUIAL RECÉM- CONSTRUIDA.

NOS 28 ANOS COMO VIGÁRIO DE NOVA ODESSA, CONSTRUIU A CAPELA N.SRA.APARECIDA, NA VILA AZENHA, A CAPELA S.BENEDITO, NA PRAIA AZUL (QUE PERTENCIA À PARÓQUIA DE NOVA ODESSA), CAPELA S.JORGE, CAPELA STO.AMARO E O SALÃO PAROQUIAL, QUE OS PADRES CANOSSIANOS DENOMINARAM COM O NOME DELE E QUE, PROVIDENCIALMENTE, SERVIU DE IGREJA DURANTE MUITOS ANOS, POIS A TORRE DA CAPELINHA RUIU DURANTE REFORMA DELA, EM 17/06/1964.

A COMISSÃO DE OBRAS DA MATRIZ N.SRA.DAS DORES, SOB A DIREÇÃO DO PE. AURELIO, DECIDIU PELA DEMOLIÇÃO DA CAPELINHA E, IMEDIATAMENTE, PROCUROU, NA CÚRIA DE CAMPINAS, O PROF. OLAVO SAMPAIO, ESPECIALISTA EM PROJETOS DE IGREJAS CATÓLICAS, QUE TRABALHOU NO BELÍSSIMO PROJETO ARQUITETÔNICO DA MAJESTOSA MATRIZ , UM DESAFIO EXTRAORDINÁRIO NA ÉPOCA.

HOJE, ELA SE DESTACA NA GRANDIOSA ÁREA ONDE FOI CONSTRUIDA, SENDO UM CARTÃO DE VISITAS PARA DEVOTOS DE N.SRA.DAS DORES.

PARA DEIXAR MARCADO SEU JUBILEU DE PRATA SACERDOTAL (25 ANOS), ELE FUNDOU, em 26/08/1958, A A.V.A.N.O ( ASSOCIAÇÃO VICENTINA ASSISTENCIAL DE NOVA ODESSA), ENTIDADE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL à INFÂNCIA, À JUVENTUDE, À VELHICE, AOS POBRES E AOS DOENTES.

FUNDOU TAMBÉM, PROMOVIDA PELA AVANO POR VÁRIOS ANOS, A ACADEMIA PADRE ANCHIETA -A.P.A.- QUE REUNIA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E SECUNDARISTAS COM FINALIDADE CULTURAL E FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS CATÓLICAS.

FOI CRIADO,  JUNTO À AVANO, O SERVIÇO EDUCACIONAL DE ADOLESCENTES DE NOVA ODESSA – S.E.A.N.O., DENOMINADOS CARINHOSAMENTE, DE “GUARDINHAS MIRINS”, REUNINDO JOVENS CARENTES QUE ERAM ENCAMINHADOS PARA TRABALHAR EM EMPRESAS INDUSTRIAIS, COMERCIAIS E TAMBÉM COM PRESTADORES DE SERVIÇOS, PREPARANDO-OS PARA O MERCADO DE TRABALHO, COM OBRIGATORIEDADE DE FREQUÊNCIA ESCOLAR.

FELIZMENTE, ESSE SERVIÇO FOI ENCAMPADO PELO S.O.S. (SERVIÇO DE OBRAS SOCIAIS) DO  LIONS CLUBE DE NOVA ODESSA (final de 1979), QUE, EM 1981, ASSUMIU O S.E.A.N.O. INFELIZMENTE, A A.V.A.N.O. DEIXOU DE EXISTIR COMO INSTITUIÇÃO OFICIAL, CRIADA PELO PE.AURELIO, TRANSFORMANDO-SE EM AÇÕES ESPARSAS, NAS CAPELAS CATÓLICAS COM O NOME DE ”VICENTINOS”.

A DEDICAÇÃO DE DORIVAL ANTONIO GAZZETTA, MEMBRO DO LIONS CLUBE DE NOVA ODESSA, FOI EXTRAORDINÁRIA PARA A CONTINUIDADE DO S.E.A.N.O. E A CONSOLIDAÇÃO DA INSTITUIÇÃO, QUE PASSOU A DENOMINAR-SE –S.O.S- SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO E SOLIDARIEDADE DE NOVA ODESSA, PASSANDO A ATUAR COMO AGENTE DE INTEGRAÇÃO E ACOLHENDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, PROPORCIONANDO TREINAMENTO EXEMPLAR.

PELA INSTITUIÇÃO JÁ PASSARAM MAIS DE 8.000 ADOLESCENTES, ORGULHANDO-SE NOVA ODESSA DE NÃO TER TIDO NUNCA “MENINOS DE RUA”, POIS A GRADE CURRICULAR QUE É EXECUTADA PELA DIRETORIA DA ENTIDADE E INÚMEROS COLABORADORES E VOLUNTÁRIOS É UM VERDADEIRO PASSAPORTE PARA A CONTINUIDADE DOS ESTUDOS E EMPREGABILIDADE.

LÍDER ESPIRITUAL EM NOVA ODESSA, NA ÉPOCA AINDA DISTRITO DE AMERICANA, PE. AURÉLIO LIDEROU O MOVIMENTO PELA EMANCIPAÇÃO  DA CIDADE, ATUANDO COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO QUE REUNIU A POPULAÇÃO LOCAL NUMA CAMPANHA CÍVICA, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, COR OU CREDO RELIGIOSO QUE CULMINOU COM A ELEVAÇÃO DO ENTÃO DISTRITO A MUNICÍPIO DE NOVA ODESSA (LEI ESTADUAL Nº 5.121,DE 31/12/1958) E INSTALADO EM 1º DE JANEIRO DE 1960, COM A POSSE DO 1º PREFEITO ALEXANDRE BASSORA.

O MUNICÍPIO RECONHECEU A ATUAÇÃO DE PE. AURÉLIO NÃO SÓ NO CAMPO ESPIRITUAL, MAS NO TAMBÉM NOS CAMPOS SOCIAL, FILANTRÓPICO, EDUCACIONAL E POLÍTICO, CONCEDENDO-LHE O TÍTULO DE CIDADÃO NOVAODESSENSE PELA LEI Nº 157,DED 24/12/1964, QUE LHE FOI OUTORGADO EM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA ODESSA NO DIA 30/09/1967.

PARA COMEMORAR O JUBILEU DE PRATA DA CRIAÇÃO DA PARÓQUIA, ELE ORGANIZOU, EM 1973, O 1º CONGRESSO EUCARÍSTICO PAROQUIAL CUJO LEMA ERA: “INSTAURAR TUDO EM CRISTO”, COM A PARTICIPAÇÃO DE PALESTRANTES E ORADORES SACROS QUE APROFUNDARAM AS ENCÍCLICAS “MYSTERIUM FIDEI” E A INSTRUÇÃO “EUCHARISTICUM MYSTERIUM”.

EM 1º DE JULHO DE 1979, APÓS 28 ANOS DE PAROQUIATO EM NOVA ODESSA, POR MOTIVO DE TRATAMENTO DA SAÚDE, ELE DEIXOU A PARÓQUIA N.SRA.DAS DORES DE NOVA ODESSA, QUE FOI ENTREGUE À CONGREGAÇÃO DOS FILHOS DA CARIDADE CANOSSIANOS, TENDO COMO  PRIMEIRO VIGÁRIO PADRE TARCISIO PESCAROLLO, fdcc.

DEPOIS QUE DEIXOU A PARÓQUIA N.SRA.DAS DORES DE NOVA ODESSA, PE.AURELIO CONTINUOU MORANDO EM SUA CASA, EM FRENTE À IGREJA, NA RUA DUQUE DE CAXIAS Nª 189, QUE FOI CONSTRUÍDA COM MUITO SACRIFÍCIO POR ELE, CELEBRANDO AOS DOMINGOS NA CAPELA STO.AMARO. SUA SAÚDE FOI ENTRANDO EM COLAPSO LENTAMENTE E ELE PASSOU A CELEBRAR EM SUA RESIDÊNCIA. ELE FALECEU EM CAMPINAS, NO CENTRO MÉDICO, DIA 29 DE JANEIRO DE 1999.

ALÉM DE SACERDOTE, PE. AURELIO ERA GRADUADO EM PEDAGOGIA PELA PUC-CAMPINAS, ONDE TAMBÉM LECIONOU SOCIOLOGIA DEPOIS DE CONCLUÍDO O REFERIDO CURSO. ERA UM INTELECTUAL À FRENTE DO SEU TEMPO, QUE TAMBÉM FORMOU-SE EM DIREITO PELA FACULDADE DE NITERÓI. ADVOGOU MUITO POUCO, ATENDENDO AOS POBRES GRATUITAMENTE,  POIS CONCILIAVA SEU TRABALHO NA PARÓQUIA COM O CARGO PÚBLICO FEDERAL.

  1. AURÉLIO TAMBÉM ERA HISTORIADOR DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SERGIPE, E PUBLICOU VÁRIOS ESTUDOS HISTÓRICOS NA REVISTA DESSE INSTITUTO. ELE TINHA PRONTO UM TRABALHO DE PESQUISA SOBRE A MUDANÇA DA CAPITAL DE SERGIPE, QUE ERA SÃO CRISTÓVÃO PARA ARACAJU E UM ESBOÇO BIOGRÁFICO DE INÁCIO BARBOSA, PRESIDENTE DA PROVÍNCIA DE SERGIPE NAQUELA ÉPOCA, QUE SÓ FOI EDITADO PELA FUNDAÇÃO ARACAJU- FUNCAJU, EM 3 VOLUMES, APÓS SUA MORTE, GRAÇAS Á INFLUÊNCIA DA HISTORIADORA SERGIPANA DRA.MARIA THETIS NUNES.

COMO INSPETOR DO ENSINO SECUNDÁRIO, CARGO PÚBLICO FEDERAL, DEPOIS DENOMINADO TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS PELO PRESIDENTE GEISEL, OS FUNCIONÁRIOS DEIXARAM DE INSPECIONAR ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE ENSINO SECUNDÁRIO E PASSARAM A FISCALIZAR ESCOLAS SUPERIORES PARTICULARES, EM UM TRABALHO EXAUSTIVO E DIÁRIO QUE EXIGIA DESLOCAMENTOS A VÁRIAS CIDADES PAULISTAS.

ELE SEMPRE ACOMPANHOU DE PERTO A ATUAÇÃO DOS PADRES CANOSSIANOS NA CIDADE DE NOVA ODESSA, FICANDO FELIZ PELA LUTA, POR VÁRIOS ANOS, PARA QUE ATUASSE NESTA CIDADE UMA CONGREGAÇÃO RELIGIOSA, COM PELO MENOS DOIS SACERDOTES TENDO EM VISTA O CRESCENTE TRABALHO ESPIRITUAL QUE ERA EXIGIDO PELA POPULAÇÃO CATÓLICA.

NA MATRIZ N.SRA.DAS DORES OS PADRES CANOSSIANOS FICARAM  POR 31 ANOS, TENDO COMO VIGÁRIOS PE.VICTOR FACCHIN, PE.RENATO MARCHIORI E PE.ALCINDO MARTINS. COM A CRIAÇÃO DA PARÓQUIA STA.JOSEFINA BAKHITA, LOCALIZADA NA REGIÃO QUE MAIS CRESCE NA CIDADE, COM INÚMERAS CAPELAS, OS PADRES CANOSSIANOS FORAM TRANSFERIDOS PARA LÁ.

INFORMAÇÕES FORNECIDAS POR SALIME ABDO

NOVA ODESSA, 22/08/2017.

X