Paróquia Nossa Senhora das Dores - Nova Odessa, SP

Rua Duque de Caxias, 200, 13380-007 - Nova Odessa, SP

(19) 3466-1513

Comunidade de São Pedro

Comunidade de São Pedro

Missa aos sábados 18h30

Caso queira mais informações da comunidade ligar no fone (19)3466-1513(secretaria paroquial)

Nossa história começa entre os anos de 1974 e 1975, quando duas ou três pessoas vinham da Matriz de Nossa Senhora das Dores até o Jardim Eneides para rezar o terço nas casas.

Já nessa época contavam com a ajuda de Dona Valentina Pavan, moradora do bairro. Dona Valentina foi então a primeira coordenadora da comunidade que nascia neste local, sempre através de muita luta, esforço e trabalho continuo,

Logo surge então a oportunidade de se celebrar a primeira missa no bairro, missa que acontece na residência de Dona Valentina e Seu Lourenço Pavan,

A missa foracelebrada pelo então pároco de Nossa Senhora das Dores, Padre Aurélio. Nesta ocasião, Padre Aurélio aproveitou para definir o nome do Santo que seria o Padroeiro da nova comunidade: São Pedro.

Como não havia lugar definido para a construção de uma igreja no bairro, com a chegada do novo pároco da cidade, Padre Tarcisio, este solicita a prefeitura uma área na entrada do bairro, na rua Americana, próximo a pista que liga Nova Odessa a Americana.

Uma vez cedidaa área, coloca-se a cruz embaixo de algumas arvores e defini-se este local como aquele onde seria construído futuramente a igreja do bairro.

Porem com o passar do tempo, as coisas foram redefinidas e então recebe-se a noticia de que não mais seria construído ali a nossa capela.

Enquanto se aguardava nova definição, nos ofereceram a escola do bairro como local provisório para celebração de missas e encontros de catequese, uma vez que os encontros eram realizados embaixo de algumas mangueiras localizadas próximo ao campo de futebol.

Com a chegada de Padre Victor ao município, inicia-se nova etapa na historia das comunidades de Nova Odessa, e então este que se tornaria o grande construtor de comunidades do município consegue junto ao governo municipal uma nova área definida como definitiva para a construção da Comunidade de São Pedro.

Surge então nosso inesquecível “barracão”, ao lado da pista Nova Odessa-Americana, onde conseguimos com muita luta e esforço, realizar nossas quermesses, nossos terços, nossos encontros de catequese, novenas, e nossas sagradas missas e celebrações.

Mas eis que novamente muda-se o rumo das coisas, e nos vemos mais uma vez sem local para continuarmos, pois as obras de duplicação da estrada Nova Odessa-Americana necessitavam da área onde estava nosso querido barracão.

Diante desse novo problema, mais uma vez entra em cena Padre Victor, que com muita insistência e persistência, consegue dessa vez em definitivo, a tão sonhada área para se erguer o que viria a ser a capela e o salão social da comunidade de São Pedro, desta vez mais ao centro do bairro, na rua Americana número 155, com muito mais espaço do que tínhamos antes.

Desde o início lá nos anos 70 até os dias de hoje, quando se pode contar com um grande salão para festas, salas de catequese e uma linda capela, a Comunidade de São Pedro passou por uma trajetória de muita luta, dedicação, esforço, tristezas e alegrias, que permanecem na memória das pessoas que estão no bairro desde o início, juntamente coma saudade daqueles que se dedicaram muito para que tudo isto viesse a se tornar realidade, e que hoje já não moram mais no bairro, ou ainda daqueles que hoje moram no céu, junto de Deus, e que de lá nos ajudam a lembrar de todo o carinho empenhado na construção do que hoje temos e do que conquistamos. Essa linda capela agradecemos também a Guido e Ivone que foram duas pessoas excelentes que finalizou nossa capela de todo coração.

Nossa imensa gratidão é dedicada a todos os que foram aqui citados, o que não foram mas que sabemos que são importantes nesta historia, bem como a todos os padres, seminaristas, diáconos, que por aqui passaram e deixaram um pouco de seu trabalho dedicado a nossa querida Comunidade de São Pedro, assim como aqueles que hoje oferecem um pouquinho que seja de si para nossa igreja.

Todos fazem parte do Coração de São Pedro, o nosso coração.

X