O cristão tem a missão de dar frutos que durem para sempre, afirma o Papa
Na catequese desta quarta-feira, o Papa Francisco falou sobre a “regeneração” e, em concreto, afirmou que “a fonte batismal é o local em que se faz a Páscoa com Cristo”.
Em uma nova Audiência Geral na Praça de São Pedro, assegurou que “esta é a vocação cristã: viver unidos a Cristo na Santa Igreja, participando da mesma unção para realizar a mesma missão, produzindo frutos que durem para sempre”.
Através do Batismo, “é sepultado o homem velho, com suas paixões enganosas, para que renasça uma nova criatura; verdadeiramente, as coisas velhas passaram e nasceram novas”.
“O renascimento do homem novo exige que seja reduzido a pó o homem corrompido pelo pecado. As imagens do túmulo e do ventre materno referentes à fonte são de fato tão incisivas para expressar a grandeza dos simples gestos do Batismo”.
Francisco destacou que, “se os nossos pais nos geraram à vida terrena, a Igreja nos regenerou para a vida eterna no Batismo”.
Por outro lado, explicou que, “incorporados a Cristo por meio do Batismo, os batizados são conformados a Ele” e, “através a ação do Espírito Santo, o Batismo purifica, santifica, justifica, para formar em Cristo, de muitos, um só corpo”.
“Animados pelo único Espírito, de fato, todo o Povo de Deus participa das funções de Jesus Cristo, ‘Sacerdote, Rei e Profeta’, e carrega as responsabilidades de missão e serviço que dela derivam”, disse na catequese.
ACI Digital