“O templo de Deus foi duplamente violado”, diz padre em Missa por falecidos em Campinas
Na tarde de quarta-feira, 12 de dezembro, foi celebrada uma Missa em sufrágio das almas dos féis falecidos no atentado na Catedral de Campinas (SP); durante a celebração, o pároco, Mons. Rafael Capelato, lamentou que “o templo de Deus foi duplamente violado”.
“Ontem (terça-feira), a tristeza se abateu sobre todos nós pelo pecado da violência e da morte. A Igreja mãe de Campinas chora seus filhos mortos. O templo de Deus foi duplamente violado. Sim, no templo sagrado que é a pessoa humana, ferida de morte como foi. E o templo sagrado desta Igreja, nossa Catedral, que se tornou cenário de violência”, expressou o sacerdote em sua homilia.
No início da Missa, concelebrada por diversos sacerdotes da Arquidiocese de Campinas, Mons. Rafael conduziu o Rito de Desagravo, realizado sempre que uma igreja é violada.
Como explicou a Arquidiocese em seu site, este “rito penitencial tem como objetivo reparar a injúria feita à igreja, sendo considerados os crimes e delitos não só que constituem ofensa grave aos sagrados ministérios, como os que ofendem gravemente a dignidade do homem e da sociedade humana”.
ACIDigital