Papa envia mensagem aos participantes do 14º Intereclesial da CEBs
O Papa Francisco enviou na terça-feira, 23, uma mensagem ao 14º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), por meio do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin. O evento que acontece em Londrina até este sábado, 27, reúne aproximadamente sete mil pessoas em atividades, palestras, miniplenárias, trabalhos de grupo e reflexões sobre o tema “CEBs e os desafios do Mundo Urbano”.
Com palavras de estímulo e benção, o Pontífice transmitiu aos participantes seu desejo de contribuir para que a CEBs traga ao mundo um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo que renove a Igreja. Sobre o lema — “Eu ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los” (Ex 3,7)” —, Francisco afirmou que Deus nunca é indiferente ao sofrimento do seu povo, pois enviou Moisés, e mais tarde seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, para libertar o ser humano da escravidão do pecado e da morte.
“Essa ação redentora, que celebramos com fé na liturgia, deve depois se manifestar numa vida pessoal onde brilhe a luz do Evangelho, isto é, numa existência inspirada no amor e na solidariedade, que é a linguagem do amor”, suscitou o Santo Padre por meio da mensagem. O Papa prosseguiu invocando a Deus dons e luzes a todas os participantes do 14º Intereclesial, para que possam ser, na sociedade, um instrumento de evangelização e de promoção da pessoa humana, sempre em comunhão com a realidade paroquial e com as diretrizes da Igreja.
Sobre a “cultura de descarte” — que leva pessoas a viverem numa exclusão que fere a pertença à sociedade — o Pontífice pediu aos fiéis que ouçam o clamor dos pobres e famintos de justiça e de pão, e que possam ir ao encontro deles. Por fim, o Cardeal Parolim transmitiu a Benção Apostólica do Papa Francisco a todos os participantes, e às suas famílias, comunidade de base, paróquias e dioceses.
CN, Comunicação do 14º Intereclesial