PROGRAMAÇÃO FINADOS 2022
Nesta quarta, 02 de novembro, comemora-se o dia de finados e após dois anos sem celebrações no cemitério, devido a pandemia, retornaremos a partir desse ano.
HORÁRIOS DAS LECEBRAÇÕES NO CEMITÉRIO:
07h00 A Paróquia São Jorge irá celebrar
09h00 A Paróquia Nossa Senhora das Dores
11h00 Paróquia Santa Josefina Backhita
16h00 Quase Paróquia Santo Amaro
NÃO TEREMOS MISSA NA IGREJA MATRIZ NESTE DIA
«NA CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS.
VOU PREPARAR UM LUGAR PARA VÓS» (Jo 14,2-3)
No «Dia de Finados» recordamos os irmãos e irmãs de nossa família, de nossas comunidades e do mundo inteiro que voltaram para a Casa do Pai, oferecendo em sufrágio para cada um deles a Sagrada Eucaristia em que participamos, pedindo que Deus lhes conceda a recompensa celestial prometida aos servos bons e fiéis.
Desde o século I os cristãos rezam pelos falecidos, costumam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas e rezam pelos que morreram sem martírio. «Desde o início os cristãos desejaram que os seus defuntos fossem objeto de orações e de memória por parte da comunidade cristã. Os seus túmulos tornaram-se lugares de oração, de memória e de reflexão. Os fiéis defuntos fazem parte da Igreja, que crê na comunhão “dos que peregrinam na terra, dos defuntos que estão levando a cabo a sua purificação e dos bem-aventurados do céu: formam todos uma só Igreja”» (cf. Instrução Ad resurgendum cum Christo, n. 5.2).
Ensina-nos o Papa Francisco: «Cada vez que nos encontramos diante da morte de uma pessoa querida, ou que conhecemos bem, surge em nós esta pergunta: “O que será da sua vida? (…)”. O Livro da Sabedoria responde-nos: “Eles estão nas mãos de Deus”! A mão é sinal de acolhimento e de salvaguarda, é sinal de uma relação pessoal de respeito e de fidelidade (…). Tudo deles está bem conservado, e não será corrompido pela morte. Estão nas mãos de Deus todos os seus dias, impregnados de alegrias e sofrimentos (…). Também os pecados, os nossos pecados, estão nas mãos de Deus; aquelas mãos são misericordiosas, são mãos “feridas” de amor. Não foi por acaso que Jesus quis conservar as chagas nas suas mãos, para nos fazer sentir a sua misericórdia. E esta é a nossa força, a nossa esperança. Esta realidade, repleta de esperança, é a perspectiva da ressurreição final, da vida eterna, à qual estão destinados “os justos”, aqueles que aceitam a Palavra de Deus e são dóceis ao seu Espírito» (Homilia do Papa Francisco, 04.11.2013).
Oração pelos falecidos:
Ó Deus, fonte e origem da vida, vós que pela morte e ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo nos revelastes o enigma da morte, acalmastes nossas angústias e fizestes florescer a semente da eternidade que vós mesmo plantastes em nós, concedei aos vossos filhos e filhas já falecidos a paz definitiva da vossa presença. Enxugai as lágrimas dos nossos olhos e dai-nos a alegria da esperança na ressurreição prometida, por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Ó Maria Santíssima, intercessora dos aflitos, intercedei por todos os fiéis defuntos que buscaram o Senhor com o coração sincero e que morreram na esperança da ressurreição, para que descansem em paz. Amém.
São José, rogai pelos fiéis defuntos de minha família e rogai também por mim, a fim de que me prepare para este meu Encontro com o Senhor. Amém
Clique aqui e deixe o seu PEDIDO DE ORAÇÃO