Paróquia Nossa Senhora das Dores - Nova Odessa, SP

Rua Duque de Caxias, 200, 13380-007 - Nova Odessa, SP

(19) 3466-1513

Grupo de Oração – Renovação Carismática Católica

Grupo de Oração – Renovação Carismática Católica

  1. Fundamentação

“Assim também o Espírito socorre a nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis, e aquele que sonda os corações sabe qual o desejo do Espírito; pois é segundo Deus que ele intercede pelos santos” (Rm 8, 26-27).

  1. Objetivo

A RCC em seu modo de ser Igreja faz viver na mesma um “perene pentecostes”, que deve promover uma conversão pessoal e comunitária, madura e contínua a Jesus Cristo; propiciar uma abertura ao Espírito Santo; partilhar a Palavra de Deus; levar as pessoas a amar nossa Igreja e ter uma vida de oração e escuta a Deus (cf. Regimento Diocesano da Renovação Carismática Católica, art 01).

“Incentivar a participação dos membros dos Grupos de Oração em atividades comunitárias que promovam o bem comum, para que ‘não esgotem seus esforços apenas no cuidado de sua própria formação e espiritualidade, mas se voltem para o vasto campo do mundo dos afastados, dos católicos não-praticantes, dos excluídos, abrindo novos campos de promoção humana e de missão no mundo” (Regimento Diocesano da Renovação Carismática Católica, art 22,i).

  1. Atividades

a-) Coordenadores dos grupos

O grupo de oração terá uma coordenação aprovada pelo Pároco, que zelará pelos encontros de oração, criando ambiente necessário para a oração, motivando o grupo para a mesma.
Cuidará da fiel observância das normas diocesanas para os Grupos de Oração e estimulará o engajamento de seus membros na pastoral paroquial.
Participação em cursos de formação e atualização.
Participação nos encontros de Formação agendados pela Coordenação Diocesana da Renovação Carismática Católica.
Realização do abastecimento que é o encontro dos servos do grupo de oração na quarta-feira anterior ao dia do grupo para um momento de oração e preparação das músicas, acolhida e partilha da Palavra.
Realização da intercessão que consiste num encontro feito na (         ) antes do grupo para oração intercedendo pelas intenções depositadas na caixinha de oração, pela assembléia, pelo encontro da quinta-feira e demais intenções.
Os sacerdotes e leigos de outras Dioceses que quiserem colaborarem no movimento precisam ter aprovação prévia do Bispo Diocesano e do Pároco.

b-) Grupo de Oração

Realizar uma vez por semana o encontro de oração.
Destinar boa parte da reunião dos Grupos de Oração à instrução religiosa (SS. Trindade, Jesus Cristo, Nossa Senhora, Sacramentos, Igreja, Pastoral Diocesana, Documentos da Igreja…)
Não se explore irresponsavelmente a emotividade exuberante do nosso povo, por impactos artificiais e violentos, por um sentimentalismo exagerado e talvez doentio no falar, rezar, cantar, gesticular.Que os cantos usados possam criar um clima de alegria, paz e esperança, favorecendo a comunicação.
Rezar o terço e partilhar a Palavra de Deus nas casa.
Participação da celebração Litúrgica, na Igreja Matriz, conforme agenda da Paróquia.
Participação e acolhida na Missa de Pentecostes.

X