Paróquia Nossa Senhora das Dores - Nova Odessa, SP

Rua Duque de Caxias, 200, 13380-007 - Nova Odessa, SP

(19) 3466-1513

Notícias › 31/07/2018

Encontro de jovens de Taizé no Líbano será em março de 2019

Aprofundar a fé pela oração e a leitura compartilhada da Bíblia, oportunizar aos jovens europeus a descoberta da rica tradição das Igrejas Orientais e destacar a importância das relações ecumênicas existentes no país, mostrando-as aos participantes de outros países.

Estes são alguns dos objetivos do encontro internacional de jovens que terá lugar no Líbano de 22 a 26 de maio de 2019. Organizado pela Comunidade Ecumênica de Taizé – em colaboração com as Igrejas cristãs do Líbano e com o Conselho das Igrejas do Oriente Médio – o encontro terá cerca de mil participantes com idades entre 18 e 35 anos, não só do Líbano, mas provenientes da Jordânia, Síria, Palestina, Iraque, Egito e vários países europeus.

Os jovens estarão em contato com a longa experiência de convivência dos cristãos libaneses com as diferentes comunidades muçulmanas, descobrirão a beleza de uma nação conhecida por sua cordialidade e hospitalidade e procurarão encontrar caminhos para um futuro compartilhado na esperança de um trabalho comum entre os continentes.

A programação

Tal como os outros encontros organizados pela comunidade de Taizé, o International ecumenical youth meeting in Lebanon seguirá também o tradicional programa dos encontros, ainda a ser definido nos detalhes. Os participantes serão alojados em parte por famílias de Beirute e arredores – em colaboração com as paróquias mais próximas – e em parte nas instalações fornecidas pelas igrejas.

O encontro propriamente dito começará apenas no sábado, 23 de março, com a oração da manhã e a liturgia na paróquia de acolhimento, e prosseguirá ao longo do dia com testemunhos de vivência de fé, de diálogo e de trabalho pelo bem comum, concluindo com o aprofundamento em grupos do tema espiritual do dia e da oração da noite.

A segunda-feira, 25, Solenidade da Anunciação do Senhor, será caracterizada principalmente por uma festa inter-religiosa, que irá enfatizar o tema do diálogo e da convivência entre muçulmanos e cristãos, em torno a figura de Maria.

Conhecer a história do país

A Comunidade de Taizé aconselha aos participantes a informarem-se sobre a história do Líbano e sobre as muitas denominações e culturas cristãs ali existentes, especialmente a maronita, mas também a ortodoxa, a grego-católica, a síria, armênia, caldeia, copta, além de algumas denominações protestantes.

Por L’Osservatore Romano (via Vatican News)

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X